HISTÓRIA



Conforme dados obtidos na Prefeitura Municipal de Bragança Paulista (2007), a Guarda Municipal do município foi criada na administração do então prefeito Dr. Lourenço Quilici, através da Lei Municipal n° 181 de 03 de junho de 1954 com a denominação de Polícia Municipal de Bragança Paulista, sendo diretamente subordinada ao executivo Municipal e tinha as seguintes atribuições: guarda dos próprios municipais; vigilância noturna e diurna em caráter supletivo; auxílio às autoridades policiais e civis; auxílio em trabalhos de Assistência Social; trabalhos correlatos e complementares; supervisão e fiscalização das orientadoras das zonas especiais de estacionamento; assistência em casos de incêndios, inundações e outras calamidades.
Através da Lei Municipal n° 1533 de 23 de junho de 1977, passou a denominar-se: Guarda Municipal, sendo uma das guardas mais antigas do Brasil.
Pelo decreto n° 4284 de 24 de setembro de 1979, ficou diretamente subordinada ao Executivo Municipal e ficando sob orientação e controle do encarregado-instrutor, supervisionada pelo Delegado de Polícia e do comando da Polícia Militar local.

Conforme Lei Complementar n° 172 de 13 de Abril de 1998 fica criada a Secretaria Municipal de Trânsito Urbano que mais tarde pela Lei Complementar 357 de 29 de Novembro de 2002 passou a denominar-se Secretaria Municipal de Trânsito e Segurança, estando a ela subordinada a Guarda Municipal.


A Guarda Municipal passou então a ser subordinada à Secretária Municipal de Trânsito e Segurança, sendo transformada em Guarda Civil Municipal conforme Lei Complementar nº 709, de 18 de novembro de 2011, com a implantação do Plano de Cargos e Carreiras.

A Guarda Civil Municipal é uniformizada, destinada à proteção dos bens, serviços e instalações do município, bem como à realização do patrulhamento preventivo e comunitário, na condição de órgão complementar da Segurança Pública.

O secretário de Trânsito e Segurança, Sérgio Pereira da Silva ressalta que esta administração investe na Guarda Civil Municipal desde 2006 e que entre outros investimentos, criou o Complexo Integrado de Segurança Emergência e Mobilidade – CISEM que dá suporte à todas as forças de segurança assim como implantou a Guarda Municipal Ambiental, o Canil da Guarda, a Guarda Montada e Equipe de Choque, o que torna a corporação uma das melhores e mais estruturadas do país, graças também ao esforço e dedicação de cada guarda municipal.

Encontra-se vinculada a Secretária Municipal de Trânsito e Segurança  e sua finalidade precípua é o patrulhamento preventivo, ostensivo e cívico-educativo. A Guarda Municipal está totalmente voltada ao bem estar da população, preocupada sempre em manter a ordem e a promoção da paz em Bragança Paulista.




Nenhum comentário: